Como escrever trabalhos acadêmicos?

 

 

Uma das dificuldades que observo em meus alunos é como escrever trabalhos acadêmicos. Os estudantes cometem diversos erros que provavelmente se originam de algumas confusões entre o texto científico e os outros textos. Para ajudar na compreensão, olhe a tabela abaixo:

 

 

 

 

Copiar textos de outros pode ser caracterizado como plágio, podendo ser penalidado juridicamente.

 

 

Assim, mesmo sendo dor de cabeça para a maioria dos alunos, saber escrever textos acadêmicos é extremamente importante para todos aqueles que querem ser bons profissionais.

Recomendação de leitura : Os textos acadêmicos  e outros textos (escritos) Ir em: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/14643.pdf

 

Para melhor compreensão, recomenda-se que o texto seja escrito com INICIO- MEIO – FIM, no texto acadêmico não é diferente, há uma estrutura que deve-se seguir:  INTRODUÇÃO – DESENVOLVIMENTO – CONSIDERAÇÕES FINAIS.

DICA ! Mesmo que você escreva um trabalho pequeno  você deve  se atentar à coerencia e à organização do texto, sempre apresentando o que vai falar (introdução), depois desenvolvendo os seus argumentos (desenvolvimento) e, por fim, apresentando algumas conclusões ou o que foi observado a partir do estudo.

DICA ! É importante sempre ter em mente que o leitor não sabe o que você pretende desenvolver, portanto, deve-se ser o mais claro possível, explicando desde o início o que for colocando. Eu gosto sempre de ler o que escrevo em voz alta, isso facilita a perceber algumas frases mal escritas ou confusas.

Recomendação de leitura : ABNT: Estrutura do trabalho acadêmico ( para todos os alunos): http://linguamatria.blogspot.com.br/2005/03/abnt-estrutura-do-trabalho-acadmico.html

 

1º PASSO: Buscar boa bibliografia – em bibliotecas, livrarias, sites de artigos científicos (www.scielo.br)

 

            NÃO PESQUISAR FONTES DE SITES DE INTERNET COMO BLOGS, PÁGINAS DE PESSOAS, OU QUALQUER TIPO DE PÁGINA QUE NÃO SEJA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

            NÃO USAR WIKIPEDIA OU SITES AFINS

            NÃO COPIAR DE LIVROS ACHADOS NA INTERNET

            NÃO COPIAR DE OUTROS TRABALHOS ACADÊMICOS (MONOGRAFIAS, TESES OU DISSERTAÇÕES)à ALÉM DE SER ANTI-ÉTICO, VOCÊ ESTARÁ COMETENDO UM DELITO.

2º. PASSO: ler o que achou de interessante e que tenha relação com o que deseja estudar, ao mesmo tempo, faça um resumo com suas próprias palavras do texto em uma página do word, seguindo as regras da ABNT.  Assim, você deve deixar claro que o conteúdo que você está escrevendo foi fruto do estudo que você fez de tal livro ou artigo.

Exemplo:

Balone (2003) enumera e exalta algumas crendices que permeiam essa temática, que, segundo ele, não são preconceitos, porque legitimados pelo conhecimento científico, muito embora não cite referência alguma. Há, por exemplo, o temor de adoções inter-raciais, pois o preconceito seria intrínseco à espécie humana. Existe, ainda, o receio de adotar crianças com saúde frágil, por motivo das pendências que os adotantes teriam quanto aos cuidados especializados. Os possíveis adotantes também se amedrontam ante a possibilidade de que os pais biológicos possam vir a solicitar a volta da criança, dúvida que, segundo o autor, possui nexo, visto que a mídia divulga que isto realmente pode vir a acontecer. *

*Este parágrafo foi retirado do artigo: Construção das dificuldades de aprendizagem em crianças adotadas Referência: PAULI, Sueli Cristina De; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Construção das dificuldades de aprendizagem em crianças adotadas. Cad. Pesqui.,  São Paulo,  v. 39,  n. 138, dez.  2009 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742009000300010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  04  jan.  2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000300010.

 

Perceba que a autora colocou os aspectos que Balone enumerou e exaltou. Ela NÃO disse que essas ideias eram delas, uma vez que ela só pôde escrever tal parágrafo pois leu Balone.

 

DICA! Por mais que possa ser repetitivo, você deve citar o autor pelo seu último sobrenome, NUNCA deve mudar para outros nomes ou prenomes.  Por exemplo se quiser falar das ideias do pai da psicanálise, Sigmund Freud, em um livro que ele publicou em 1900:

 Freud (1900) afirmou que....  está certo

Sigmund (1900) afirmou que... é completamente errado!!!!!!!!

 

Recomendação de leitura: Elaborando um bom Trabalho Escolar http://www.suapesquisa.com/trabalho.htm