Gestalt-clown

Formação em práticas terapêuticas com ênfase nos estudos da potência do riso 

A cadeira do palhaço sempre cai; seu nariz é vermelho devido aos tombos que a vida lhe ofertou; ainda assim, sobre o olhar debochado dos que riem dele, levanta-se e cai logo em seguida, e novamente então fica de pé, compreendendo que os tombos fazem parte do processo, e se ferir também. Levantar e seguir adiante, buscando manter-se com bom humor é sua meta diária, e assim  ele o faz. Este curso tem como meta mostrar como é o trabalho realizado nas oficinas de palhaços através de jogos denominados Picadeiros e como este processo transformador auxilia os futuros clowns (palhaços) a se tornarem mais preparados para enfrentarem o palco, seus medos, pudores e 

adversidades, aprendendo a se tornarem seres mais autênticos se aceitando como são, em seus defeitos e qualidades. Traçamos aqui uma linha de análise comparativa quando percebemos similaridades entre a postura clownesca e o propósito teórico e clínico que a psicologia oferta a seus clientes no sentido de buscar a autenticidade e aceitação do que se é. 

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

A ideia é articular essa experiência lúdica clownesca, com as técnicas terapêuticas, formando profissionais para atuarem como Clowns Terapeutas. Ou seja, assim como há décadas os psicólogos usam em seus consultórios arteterapia, musicoterapia, biodança, dramatizações e tantos outros recursos que enriquecem a sessão com seu pacientes, apresentamos aqui mais um recurso inédito no Brasil para formar profissionais que se utilizarão desta ferramenta para amplificar sua capacidade de atuação.

Para os estudantes psicólogos haverá aulas extras sobre técnicas de Psicologia e de Gestalt-terapia. Para os demais profissionais, as aulas serão mais focadas na experiência de ser palhaço e os recursos grupais e individuais que podem utilizar.

 

DURAÇÃO: 2 ANOS

 

PÚBLICO ALVO: estudantes de psicologia e psicólogos, pedagogos e profissionais que atuem com grupos e em hospitais

 

MENSALIDADE: A CONFIRMAR

 

PREVISÃO DE INÍCIO: Setembro DE 2018

 

INSCRIÇÕES: clique aqui

 

COORDENADOR DO CURSO

Rodrigo Bastos

Psicólogo/Palhaço

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF (2012) com ênfase em Antropologia Social. Pós graduado em Psicologia Clínica na Abordagem Gestáltica (IPGL). Psicólogo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES (2000). Pós Graduado em Acupuntura pelo INCISA (IMAM). Palhaço (Clown). Formação e atuação como Gestor e Empreendedor Cultural através de formação no programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos do Ministério da Cultura (MinC/Senac). Atua como psicólogo clínico. Professor do Centro Cultural Pró Música (Música e Teatro). Professor na Pós Graduação Latu Sensu da Powerlife Cursos nas disciplinas de Filosofia Oriental e Semiologia e Propedêutica. Experiência na área de Clínica como Gestalt-Terapeuta e na área da Psicologia Social através de seu trabalho intitulado "A Arte de Ser Grande" aonde ministra oficinas, palestras e treinamentos. Desenvolve atualmente pesquisas de Gênero (Casais Contemporâneos, Relacionamentos Virtuais e Estudos Feministas), Teoria Ator-Rede de Bruno Latour, arteterapia (Psicodrama, Teatro Terapêutico), Estudos e Práticas em Palhaçaria "Clowns" influenciados pela pedagogia de Jacques Lecoq e Philippe Gaulier do qual foi aluno. Atua como palhaço e ator na Caravana Mezcla de Palhaços e Grupo Paulatino de Teatro.

 

COORDENADORA GERAL

Direção SaberPSI